O mercado brasileiro de contact center é um dos maiores do mundo, além disso, também temos um dos consumidores mais exigentes, o que faz com que o setor de soluções para atendimento ao cliente um dos mais promissores, tanto que a grande maioria das empresas que atuam na área mantêm escritórios por aqui e oferecem soluções que podem facilitar o relacionamento entre empresas e clientes.
imagem bandeira brasil 400“O Brasil é a sétima maior economia do mundo e, por isso, deve estar no planejamento estratégico das empresas globais”, afirma Paulo Roberto Bonucci, country manager da Verint no Brasil. “Sendo um País emergente com grandes oportunidades, o Brasil sempre atraiu muita atenção de investimentos externos e algumas empresas iniciaram uma nova jornada rumo ao futuro”.
Isso graças à ascensão da renda da população, fazendo com que o mercado consumidor cresça muito rapidamente. “A mobilidade de classes sociais multiplica o número de consumidores com melhor poder de compra, criando um ambiente propício para o desenvolvimento econômico e, claro, para investimentos externos em vários segmentos. Isso possibilita que, nas próximas décadas haverá um bônus demográfico de, até, dois trabalhadores para cada idoso ou criança no País”, acredita Bonucci.
Mas isso não quer dizer que seja fácil ou simples passar a operar no Brasil, que basta abrir um escritório e o sucesso será garantido. “Operar no Brasil é para profissionais”, pontua o executivo da Verint. “Hoje não há mais espaço para apostas de curto prazo. Além dos riscos de operar em um ambiente com muitos impostos e burocracia, temos, ainda, os desafios de infraestrutura e de mão de obra qualificada no mundo de TI, por isso, cada vez mais, as empresas estão investindo tempo nos planos estratégicos para o País, mas sempre atentas ao ‘custo’ para operar por aqui”.
Por outro lado, as empresas apostam no talento do profissional brasileiro como um diferencial em relação às operações de outros países. “Os executivos e funcionários das subsidiarias nacionais mostram um forte espírito empreendedor, criatividade e habilita de trabalhar em equipe, além de componentes-chave para a inovação. Flexível a mudanças, o perfil do executivo brasileiro vem moldando algumas operações na América Latina e o comando das operações globais”, comenta.
O futuro de uma empresa no País não depende apenas de seu porte ou tempo de existência, mas dos esforços e investimentos feitos na operação, além, é claro, de planejamento e análise das características do mercado que deseja atuar, e isso não é diferente no Brasil. Como o executivo comentou, “não há mais espaço para apostas de curto prazo”.
FONTE: Portal Call Center
Nenhum comentário:
Postar um comentário