Seguir os fundamentos da NR17 é essencial para manter um ambiente de trabalho que proporcione o máximo de conforto, segurança, saúde e desempenho eficiente. Vale pensar no cumprimento desta norma não como uma despesa, mas como uma possível fonte de lucro decorrente da melhoria na saúde e satisfação dos funcionários.
Pensando em facilitar a sua vida, resumimos alguns dos principais pontos deste documento de 14 páginas em um guia rápido para a sua empresa.
MOBILIÁRIO DO POSTO DE TRABALHO
Móveis que proporcionem condições de boa postura, movimentação adequada, fácil visualização e acesso ao campo de trabalho e operação dos instrumentos necessários.
Assentos estofados com apoio de braço e altura ajustável, pouca ou nenhuma deformação da base e encosto adaptado à região da lombar.
Bancada com tamanho adequado para acesso a todos os equipamentos e materiais de consulta.
EQUIPAMENTOS DO POSTO DE TRABALHO
Headsets fornecidos gratuitamente, que possibilitem ajuste de volume, alternância da orelha e que sejam substituídos sempre que apresentarem defeitos ou desgastes de uso.
Caso o uso do headset seja compartilhado, as partes com contato corporal (espuma da orelha) deverão ser individuais.
Monitor e teclado com regulagem ajustável e apoiados na mesma superfície do mouse.
CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO
Local de trabalho com isolamento acústico ideal para a comunicação telefônica.
Temperatura entre 20 e 23oC distribuída homogeneamente nos postos de trabalho.
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO
Sem atividades aos domingos e feriados, com exceção das empresas autorizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
No mínimo um dia de repouso semanal remunerado.
Escalas de fins de semana e feriados informadas aos funcionários com antecedência, de acordo com os artigos 67 e 386 da CLT, e que levem em conta as necessidades familiares dos funcionários.
Uma equipe dimensionada de forma a não gerar sobrecarga em cada trabalhados.
Tempo de trabalho de no máximo 6 horas diárias, incluindo as pausas. As horas extras não poderão exceder 6 horas semanais, pausas inclusas.
Pausas registradas para acesso posterior e conforme as regras a seguir: mínimo de quatro turnos, dois de 10 minutos e dois de 20 minutos contínuos cada; após a primeira e antes da última hora de atividade diária; fora do posto de trabalho. Treinamentos e reuniões não contam como pausas.
São vedados métodos de trabalho que causem assédio moral, medo ou constrangimento ao funcionário, como competição excessiva, uso de fantasias ou adereços e avaliações públicas de desempenho.
O funcionário não é obrigado a dizer seu sobrenome ao cliente.
CAPACITAÇÃO DOS TRABALHADORES
Informar aos funcionários sobre os fatores de risco para a saúde na atividade de teleatendimento, bem como sua prevenção.
Ensinar os funcionários a operar os equipamentos e softwares utilizados na empresa.
CONDIÇÕES SANITÁRIAS DE TRABALHO
O ambiente de trabalho deve oferecer água potável irrestrita, banheiros separados por sexo, local separado para lanche, ambiente confortável para descanso e armários individuais com chave para funcionários.
Saúde ocupacional e prevenção de riscos
Redução do ruído de fundo e estímulo à ingestão de água para promover a saúde vocal dos funcionários.
Realização de análises ergonômicas periódicas.
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
As instalações, mobiliário e equipamentos devem ser adaptados às necessidades de pessoas com deficiência.
FONTE- Callix
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