Com a utilização das ferramentas adequadas e com recursos humanos qualificados, o serviço de atendimento aos clientes passa a ter um enorme diferencial e se transforma em atendimento personalizado.
No passado, as organizações buscavam ter um padrão de atendimento, contemplando a qualidade e o compromisso com a satisfação dos clientes. Hoje, vamos além desses fatores. É preciso conhecer características próprias de cada cliente especificamente. Conhecer o perfil de cada cliente é muito importante para que possamos desenvolver um sistema de atendimento personalizado.
Mas afinal o que é atendimento personalizado? Atender de forma personalizada é ter foco nas reais necessidades de cada cliente. É um tipo de atendimento “um a um”.
Assim, cada cliente tem necessidades diferentes e comportamentos bem distintos, as atuais organizações devem estar atentas a tais fatores e desenvolver um contato próximo com seu cliente, na tentativa de conhecê-los melhor, e a partir daí, criar estratégias para suprir as reais necessidades de cada pessoa.
Atendimento personalizado é um tipo de atendimento flexível, no qual buscamos conhecer as características e necessidades individuais dos clientes para poder atendê-los da melhor forma possível.
Esse processo é longo e requer uma atenção contínua, pois assim como as empresas, os consumidores também atravessam um período de intensas transformações em seus comportamentos e personalidades de compra.
• Conquista a preferência dos consumidores;
• Serve como ação de marketing;
• É importante para a fidelização de clientes;
• Influencia nas vendas;
• Agrega qualidade aos serviços corporativos;
• Representa um importante diferencial de competitividade do mercado;
• Contribui para a construção de uma marca institucional que transmite qualidade e credibilidade.
Os operadores de telemarketing têm um papel fundamental na construção de um serviço de atendimento personalizado. Estão em contato direto com o consumidor, mais que isso, representam um elo entre a empresa e seu cliente, e por meio disso devem estar cientes e preparados para sondar os clientes e atualizar constantemente o banco de dados de informações relevantes, contribuindo para o sucesso de futuras estratégias criadas pela organização.
Infelizmente, nem toda organização está preparada para atualizar constantemente o seu banco de dados. Isso, muitas vezes, não ocorre com frequência e por esse motivo, as informações ficam desatualizadas e obsoletas para empresa, não permitindo que esta tome decisões corretas para melhor atender às pessoas.
FONTE- Portal Educação
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